Calendário da Rede de Sementes do Xingu conquista Prêmio Brasileiro

Em meio a maior premiação da indústria gráfica brasileira, o Calendário da Rede de Sementes do Xingu faturou o prêmio de melhor calendário de 2016. O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini ocorreu no dia 22 de novembro de 2016, considerado como uma das maiores festas da indústria gráfica em todo o mundo. O calendário conta com o designer de Ana Cristina Silveira e concepção de Danilo Ignácio de Urzedo.

A proposta de produção de calendários pela Rede teve início no ano de 2013, apoiando o trabalho do coletor de sementes na observação da natureza para responder a pergunta: quando coletar as sementes florestais? “Ao longo desses 4 anos, esse material tem apoiado a rotina dos coletores. Com um planejamento usando o calendário, o coletor tem conseguido acompanhar as fases de reprodução das espécies para reconhecer a época de coleta dos frutos e sementes, gerando ganhos de rendimento de trabalho e redução de custos”, explica Danilo Urzedo.

Na versão de 2016, a Rede optou por um modelo diferente de calendário. O design em formato circular foi elaborado para apoiar as metodologias de pesquisa do programa de ação da juventude. Assim, jovens pesquisadores indígenas e agricultores familiares usaram o calendário para desenhar ciclos anuais da floresta, agricultura e das atividades de suas comunidades, permitindo avaliar e identificar em quais aspectos estão ocorrendo impactos com as mudanças climáticas.

Sobre o premio

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini foi criado em 1991. Dois anos depois, a premiação conquistou notoriedade no País. O nome Fernando Pini foi incorporado ao prêmio em 1995 – ano de falecimento de um dos mais brilhantes técnicos da indústria gráfica. O prêmio é reconhecido internacionalmente pelo nível dos trabalhos apresentados e já rompeu a barreira de 1500 produtos.

(Por Danilo Ignácio. Edição Rafael Govari. Fotos: Guaíra Maia)

Uma resposta para "Calendário da Rede de Sementes do Xingu conquista Prêmio Brasileiro"

Continuem assim, meus amores!Lindo ver como este projeto cresceu !! Como faço para doar?

Deixe um comentário