Estrela da Paz inaugura fábrica e produz sua primeira polpa de frutas

Foto: Vinícius Guimarães

No dia 04 de dezembro, foi inaugurada a Estrela da Paz Polpa de Frutas, em uma cerimônia aberta a comunidade do P. A. Brasil Novo (Querência-MT) e convidados externos. A fábrica é fruto do Projeto Sociobiodiversidade Produtiva no Xingu, financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES e executado pelo Instituto Socioambiental (ISA) e Associação Comunitária Agroecológica Estrela da Paz (ACAEP), que visa a produção, armazenamento e comercialização de 7.000 kg/ano de polpa de frutas congeladas pela ACAEP para 25 agricultores familiares do assentamento Brasil Novo.

A concretização do projeto da fábrica Estrela da Paz Polpa de Frutas começou em meados de 2015, com a reforma de um prédio já existente, de forma que atendesse exigências legais de funcionamento de uma fábrica de polpa de frutas; e com a aquisição de diversos maquinários: câmara fria, freezer, despolpadeira, embaladora, balança, tanque e mesa de lavagem em inox. Além da fábrica, foi construído um viveiro que já produziu mais de 2.000 mudas em dois anos.

Abrindo a porta de um futuro promissor

Abrindo a porta de um futuro promissor. Foto: Vinícius Guimarães

O projeto Sociobiodiversidade Produtiva no Xingu chega ao fim este ano e a Associação Comunitária Agroecológica Estrela da Paz é a gestora da fábrica Estrela da Paz Polpa de Frutas. Na região, fábrica de polpa de frutas com capacidade semelhante à Estrela da Paz é a Araguaia Polpa de Frutas, em São Félix do Araguaia-MT, a 313 km de Querência. Por isso, a Estrela da Paz tem como expectativa atender o mercado de Querência e até de municípios vizinhos.

Benefícios

A comercialização de frutas in natura pela fábrica Estrela da Paz Polpa de Frutas será uma fonte de renda alternativa para moradores do P.A. Brasil Novo e de assentamentos vizinhos. A geração de uma alternativa de renda para os agricultores familiares irá auxiliar as famílias a ficarem em seus lotes. Hoje, muitos agricultores tem arrendado suas terras para a soja e vão morar na cidade. Além disso, a produção de polpa de frutas incentivará o plantio de árvores e o reflorestamento dos lotes. A produção de frutas também aumentará a produção de sementes florestais, ou seja, mais uma renda para as famílias do assentamento.

“Moradores do P.A. Brasil Novo estão entre os pioneiros na coleta de sementes da Rede, mas nos últimos anos deram uma parada. Com a Estrela da Paz Polpa de Frutas, eles estão animados em retomar a atividade de coleta, com as sementes das frutas que serão beneficiadas”, disse Raíssa Ribeiro, consultora do Instituto Socioambiental.

Para o município em geral, a instalação da fábrica é mais uma fonte geradora de renda e de emprego. Para a população, é a oferta de um produto saudável que impacta na melhoria da saúde.

Aprendendo a fazer um MIX - que delícia de polpa de mamão com maracujá

Aprendendo a fazer um MIX – que delícia de polpa de mamão com maracujá. Foto: Raíssa Ribeiro – ISA

Capacitação

É com muito orgulho que o Sr. João distribui polpa produzida por ele e outros participantes da capacitação, aos convidados presentes na inauguração

É com muito orgulho que o Sr. João distribui polpa produzida por ele e outros participantes da capacitação, aos convidados presentes na inauguração. Foto: Vinícius Guimarães

Perto de inaugurar a fábrica Estrela da Paz Polpa de Frutas, a comunidade do P.A. Brasil Novo recebeu, entre os dias 01 e 03 de dezembro, uma capacitação realizada pelos técnicos da Araguaia Polpa de Frutas, localizada em São Félix do Araguaia, com 15 anos de experiência no ramo.

Os moradores do P.A. Brasil Novo tiveram a oportunidade de aprender todas as etapas de funcionamento de uma fábrica de polpa de frutas, desde o recebimento das frutas até a comercialização da polpa. Os técnicos da Araguaia Polpa de Frutas auxiliaram os participantes a desenharem o futuro da Estrela da Paz, pontuando obstáculos a serem

vencidos e possíveis soluções.

Primeira polpa de frutas da Estrela da Paz

Primeira polpa de frutas da Estrela da Paz. Foto: Raíssa Ribeiro – ISA

Durante a capacitação, foram produzidas as primeiras polpa de frutas da Estrela da Paz: abacaxi, acerola, goiaba, mamão e até um mix de maracujá com mamão. Essas polpas foram distribuídas aos visitantes na cerimônia de inauguração.

Os técnicos da Araguaia Polpa de Frutas, Genésio Silva, Douglas Arruda e Kátia Ferreira, tiveram uma atuação muito animadora na comunidade do P.A. Brasil Novo. Durante a inauguração, Genésio, deixou um recado para todos: “Vocês estão começando bem à frente do que quando começamos. Trabalhem forte que terão muito sucesso. Contem com a gente da Araguaia Polpa de Frutas para o que precisarem”. Parcerias como essa serão essenciais para que a Estrela da Paz Polpa de Frutas prospere.

 (Por Rafael Govari e Raíssa Ribeiro – ISA)

Dosadora de polpa

Dosadora de polpa. Foto: Raíssa Ribeiro – ISA

6 respostas para "Estrela da Paz inaugura fábrica e produz sua primeira polpa de frutas"

Parabéns! Vida longa à fábrica!

12 de janeiro de 2017 at 01:26 JAILTON ASSUNÇÃO DE SOUZA / Responder

Que legal, fico muito feliz com essa busca que o povo através dessa associação tem, e com todo o apoio dessa instituição séria e compromissada que é o ISA. Parabéns a todos.

isso aí Paulistinha!! galera do ISA parabéns pela iniciativa!

Parabéns. É possível gerar renda sem ter que derrubar toda a mata, o ISA está provando aí.

Parabenes!! Lindo projeto!

Deixe um comentário