Vídeos

Como a Rede de Sementes do Xingu é organizada?
A força do coletivo é o melhor caminho. Com renda o pequeno produtor, o indígena, o assentado, continuam na terra. A mulher, sem muitas oportunidades, encontrou uma atividade prazerosa e lucrativa. Esse documentário mostra que a Rede de Sementes do Xingu é uma grande teia, que liga questões sociais, culturais, econômicas, ambientais e educacionais. E o instrumento dessa teia é a semente.

Agentes Socioambientais
Uma rede de multiplicadores. Assim são conhecidos os agentes socioambientais formados durante a campanha Y Ikatu Xingu. A formação dos agentes procurou incluir vários segmentos sociais diferentes: profissionais da educação, gestores municipais, agricultores, estudantes… Os agentes socioambientais foram treinados para fomentar iniciativas socioambientais nos municípios em que residem.

Coleta de sementes Ikpeng
Mulheres e crianças Ikpeng, no Parque Indígena do Xingu, carregando bacias e baldes caminham até a mata para coletar sementes de várias espécies. Todos participam, mulheres e crianças. Depois de retornarem trazendo as sementes coletadas, se reúnem nas casas para terminar o trabalho, quando as sementes estarão prontas para serem comercializadas.

Plantando Florestas
Um dos maiores desafios na Bacia do Rio Xingu é reflorestar as áreas que foram desmatadas. As técnicas tradicionais, como uso de mudas, são caras e pouco eficientes. Mas então surge uma nova técnica, mais barra e eficiente, conhecida como muvuca. Saiba quais sementes plantar e onde consegui-las.

Preparação da muvuca
Você vai aprender como preparar a muvuca, como preparar o solo, como realizar o plantio e o manejo. Muvuca é a mistura de várias espécies de sementes. O plantio é feito com maquinário agrícola, o mesmo usado para plantar soja. Conheça também outros métodos para plantar a muvuca e qual é o custo por hectare.

É possível obter lucro com a floresta
É possível obter lucro legalmente na reserva legal, com extração de óleos, remédios, resinas, frutas, sementes, material para artesanato e madeiras. Conheça o que cada árvore produz. A exploração da madeira pode render muito mais do que rende a soja e o gado. Lembrando que qualquer extração deve ser feita com licenciamento ambiental. Países e empresas também tem pago para aqueles que mantem a floresta em pé, em um negócio chamado de compras de crédito de carbono.