Coletores de sementes participam de oficinas para a gestão participativa da Rede

A Associação Rede de Sementes do Xingu realizou cinco oficinas de processos formativos para a gestão participativa entre os dias 08 a 19 de setembro na Região do Xingu-Araguaia. As oficinas focaram no diagnóstico e resolução dos problemas dos núcleos de coletores de sementes.

A partir da percepção dos coletores quanto ao funcionamento da rede, foram utilizadas perguntas-chave para incentivar o diálogo e discussões, abrangendo os seguintes aspectos: conhecimento e aplicação dos critérios da rede; funcionamento do fundo rotativo; aplicabilidade dos materiais didáticos da rede; monitoramento dos custos de produção; sistema de organização local do núcleo; sistema de comercialização da rede; e qualidade na produção de sementes.

Com a detecção dos problemas foram estabelecidos acordos locais para solucionar ou atenuar essas dificuldades. O conteúdo das discussões nas oficinas foi sistematizado para compor uma árvore, em que as raízes simbolizaram os problemas detectados; o tronco os acordos e soluções firmados; e a copa a expectativa de futuro almejada pelo núcleo.

Entre as principais dificuldades apresentadas pelos coletores, estão a falta de conhecimento para elaborar e preencher as informações de identificação das sementes nas etiquetas; falta de conhecimento dos critérios da rede de sementes; dificuldade na formação de estoque para a casa de sementes; e dificuldade de transporte para a entrega das sementes. Em todas as questões foram definidos acordos para soluções.

Por outro lado, a atividade permitiu a reflexão de coletores e técnicos quanto ao futuro da Associação. Eles planejam uma maior valorização financeira das sementes florestais; implantar pomares de sementes para os coletores; expandir a infraestrutura das casas de sementes; envolver uma maior quantidade de jovens como coletores; e promover a melhoria das técnicas de manejo de sementes para assegurar a qualidade das sementes florestais.

Além das oficinas, foram realizadas atividades de monitoramento técnico de produção de sementes e visitas nas áreas de coleta de alguns coletores, formando grupos em cada núcleo para troca de experiências em coleta, manejo e armazenamento de sementes.

As atividades ocorreram na Cidade de Nova Xavantina; PA Jaraguá (Água Boa); PA Macife (Bom Jesus do Araguaia); PA Manah (Canabrava do Norte); e PA Dom Pedro (São Félix do Araguaia). As oficinas envolveram 61 pessoas, entre coletores de sementes, elos e técnicos relacionados com a iniciativa.

Oficina de gestão do grupo coletor de PA Macife – Bom Jesus do Araguaia

Oficina de gestão do grupo de coletores do PA Jaragua – Água Boa

Oficina de gestão no grupo coletor PA Manah

Oficinas de coletores em Nova Xavantina

Oficiina de gestão do grupo PA Dom Pedro – São Félix do Araguia

Oficina de gestão no PA Manah – Canabrava do Norte

Ofiocina  de gestão non PA Manah – Canabrava do Norte

4 respostas para "Coletores de sementes participam de oficinas para a gestão participativa da Rede"

I sorry for bad English.Well I truly enjoyed studying it. This subject offered by you is very practical for correct planning.

I have to promote that you just continue your own great posts, use a pleasant end of the week!

There are certainly a lot of particulars like that to take into consideration. That may be a great point to carry up. I provide the thoughts above as normal inspiration but clearly there are questions just like the one you bring up where a very powerful factor can be working in trustworthy good faith. I don?t know if best practices have emerged around issues like that, but I am sure that your job is clearly recognized as a good game. Each girls and boys feel the impression of only a moment’s pleasure, for the rest of their lives.

Im impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog thats both equally educative and amusing, and let me tell you, youve hit the nail on the head. The problem is something which too few people are speaking intelligently about. Im very happy I came across this in my search for something regarding this.

Deixe um comentário